
Neste primeiro domingo do Advento não poderia deixar de registrar tão importante acontecimento na vida do cristão católico. Entonces, resolvi postar esse texto que retirei ano passado do site da Canção Nova, mais especificamente do texto do Prof. Felipe de Aquino, para relembrarmos o sentido desse tempo de esperança, conversão e espera do Cristo Salvador. Tempo também de armar nosso presépio numa alegre preparação para a grande festa que é nascimento do nosso Senhor Jesus. Portanto, renovemos nossas esperanças e propostas cristãs nos preparando interior e exteriormente para melhor celebramos o Natal de Jesus.
ADVENTO
O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento. Entrando na Igreja no primeiro domingo do Advento, você vai notar a presença da cor roxa. Ela estará nas vestes do presidente da celebração (estola e casula), na ornamentação da mesa da palavra (ambão) e da mesa da Eucaristia (altar). É um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus.Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.
Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador..
Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém.
Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por ramos em formato de círculo com 4 velas que serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente. Via de regra as cores das velas devem ser roxa para corresponder à cor do tempo litúrgico, diferenciando-se apenas a terceira vela que deve ser na cor rosa, como alegre preparação para a vinda do Senhor. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.
No lº Domingo, lembramos o perdão oferecido a Adão e Eva.
No 2º Domingo, meditamos a fé dos Patriarcas.
No 4º Domingo, contemplamos o ensinamento dos Profetas
No 3º Domingo, meditamos a alegria do rei Davi.
A Coroa do Advento é o primeiro anúncio do Natal. Ela é da cor verde, que simboliza a esperança e a vida, enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.
O Tempo do Advento deve ser uma boa preparação para o Natal, deve ser marcado pela conversão de vida – algo fundamental para todo cristão. É um processo de vital importância no relacionamento do homem com Deus.
Créditos: QP GrandmasLove by Phillsboo. Imagem: Anjos de Jesus. Texto: Canção Nova