quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bolo Souza Leão e otras cositas mas.



Sou louca, desvairada, apaixonada pelo Bolo Souza Leão, o mais saboroso, tradicional e aristocrático bolo de nossa culinária, agora elevado a Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco. Palavras pra exprimir essa delicia não existe. Aliás, a culinária pernambucana e nordestina simplesmente me deixa literalmente de queixo caido. Bode assado, dobradinha, chambaril, umbuzada. Vixe! São tantas que não dá pra enumerar e só em pensar engordo uns 3kg. Mas, sempre que ouço falar da especialidade  de algum restaurante, automaticamente fico tentando imaginar qual será o toque pessoal de quem o prepara para que se destaque dos outros locais que servem o mesmo tipo de prato. Ao mesmo tempo tento enxotar da mente a lembrança do toque especialissimo que um determinado cidadão proprietário  de um renomado bar/restaurante na zona da mata pernambucana. Fava melhor não existia na região. Quem passava pela BR-101 norte era invariavelmente seduzido a entrar na pequena cidade para dar uma esticadinha nas canelas e saborear esse delicioso prato cujo toque especial descobriu-se posteriormente ser da colher de pau que ele utilizava para mexer a panela, bater no seu cãozinho vira-lata e pulguento para enxotá-lo quando ele adentrava a cozinha à espera de restos de alimento e depois retornar com a mesma colher ao mexido da fava. Não ficou confirmado se a cena foi um fato isolado ou se era rotina do Chef.  Quem presenciou cuidou muito bem de espalhar a má noticia e o restaurante começou a amargar a falta de clientes. Nâo sei se ele ainda existe, pois nunca mais coloquei meus lindos e pequeninos pés naquele recinto  pra conferir o acontecido e muito menos para comer a  bendita fava. Alguém voltaria?!

Créditos: Imagem: Google; QP BBDay 10RGift by Eye on Designs

2 comentários:

MARCOS DHOTTA disse...

Ei... Cadê meu comentário?

Essa crônica tem sabor!!! E eu pensando que era apenas uma receitinha de bolo. E de repente encontro bode assado, dobradinha, chambaril, umbuzada e fava. Nossa mãe! Essa foi de engordar uns 10kg. Adorei a crônica.

Vania disse...

Por falta de ter onde deixar este recado para você, vi que você também tem um blog e vim agradecer o comentário no Foto In Scena. Você deixou sua mensagem na postagem dos 100.000 visitantes. Mas, você sabe que, estou comemorando os 300.000 acessos agora, não é? Bom que você tenha conhecido meu blog. Espero que ele lhe seja útil e que mantenha contato!
Um abraço